Mini-cursos

Conheça todos os mini-cursos pré congresso.

Proteômica de micro-organismos

Organizadores e palestrantes:

  • Hércules Moura (CDC/USA)
  • Glauber Wagner (UFSC/Brasil)

 

Objetivos

Ao final do curso o aluno será capaz de entender o potencial da proteômica e sua utilização no estudo de parasitos humanos e animais.

 

Ementa

A análise de proteínas através da proteômica vem ganhando espaço tanto no mundo acadêmico quanto das indústrias. Em especial, a proteômica tem demonstrado potencial para a aplicação na caracterização de proteínas, tanto como alvos para quimioterápicos quando para alvos no diagnóstico. Da mesma forma, a identificação de micro-organismos através do uso da espectrometria de massas vem ganhando espaço nos laboratórios de analises clínicas do mundo todo. Neste sentido, este curso trará noções básicas de proteômica e espectrometria de massas aplicada a microorganismos, em especial a protozoarios e helmintos parasitos.

Diagnóstico molecular de protozoários entéricos

Coordenadores: Alexandre da Silva e Silvana Carnevale

 

Docentes:

Alexandre da Silva, Regina Helena Saramago Peralta, Jorge Néstor Velásquez e Silvana Carnevale

 

Ementa:

Atualmente existe uma grande diversidade em técnicas de biologia molecular que são utilizadas para detectar e determinar as espécies e genótipos de agentes patogénicos humanos. Neste curso vamos divulgar e atualizar os conhecimentos das ferramentas moleculares mais comuns na análise de protozoários intestinais. Para fazer isso, iremos detalhar e discutir fundamentos, aplicações, vantagens e desvantagens para a detecção e identificação de alguns dos protozoários intestinais de interesse em saúde pública através das diferentes variantes da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) endpoint, PCR em tempo real, Luminex e sequenciamento do DNA pelo método clássico e de nova geração.

Exame Parasitológico de Fezes

Coordenadores: Claudia Uchôa e Sidnei Silva

 

Ementa

Coleta de amostra; principais procedimentos técnicos adotados na rotina do setor de Parasitologia; técnicas de coloração no diagnóstico de protozoários intestinais; isolamento e cultivo de protozoários intestinais; controle de qualidade no setor de Parasitologia; novas abordagens no diagnóstico parasitológico.

Bioinformática

Coordenador: Márcio Galvão Pavan

 

Ementa

Curso teórico e prático (6h) em que serão apresentados os princípios básicos de reconstrução filogenética, com ênfase em inferência bayesiana. Discussão do emprego dessa análise em estudos taxonômicos e epidemiológicos, com ênfase em vetores e parasitos. Utilização básica das ferramentas BEAuti, BEAST e Tracer para análises populacionais, filogenéticas e filogeográficas. Os alunos interessados devem ter noções básicas em biologia molecular e filogenia e deverão levar um laptop para a prática.